10/05/2017

Conheça um pouco das trajetórias de D.Nega e D.Beth, as homenageadas do vereador Carlos Hermes

A Câmara Municipal de Imperatriz, na manhã desta quarta-feira (10) realizou sessão solene em homenagem as mães. No total, 42 mães receberam a comenda Hilda Rocha Cortez. Tereza Alves Mendes e Maria Elizabeth dos Santos Dallo foram as homenageadas do vereador Prof. Carlos Hermes. 


Hilda Rocha Cortez é mãe de seis filhos e foi a primeira mulher a ocupar o cargo de vereadora em Imperatriz, no dia 31 de janeiro de 1955. A comenda tem por objetivo fortalecer e valorizar as famílias na figura da mulher-mãe representando todas as demais mães da cidade.

Conheça um pouco das trajetórias de Tereza Mendes e Elizabeth Dallo, as homenageadas do vereador Carlos Hermes.

Tereza Alves Mendes, 61 anos, mais conhecida por D. Nega ou Dijé, é natural de  Alto João de Paiva (PI), veio para Imperatriz com 5 anos de idade. É comerciante e casada há 40 anos com Nezildo Barros Mendes com quem constituiu família. É mãe de três filhos Nezivaldo, Nezilvânia e Neziane e tem seis netos Keylon, Kairon, Rafael, Davi, Lucas e Ana Beatriz.  

Carisma e prestatividade são as principais características de D. Nega, que é uma tradicional cidadã do Bacuri. Ela trabalhou no Mercado do Peixe por cerca de 20 anos, depois manteve uma lanchonete na Simplício Moreira. Sempre está presente nos grandes eventos de Imperatriz com a sua barraquinha de comidas. Hoje seu trailer de lanches está localizado na Praça da Bíblia.

D. Nega é uma guerreira, é uma dessas mulheres que sobrevivem com muita força e determinação. Com seu trabalho ajudou a criar uma família de pessoas sérias e trabalhadoras.  É um símbolo da mãe trabalhadora que tem a dupla, às vezes até tripla jornada, trabalhando em casa, trabalhando na rua e ajudando a cuidar dos filhos, dos netos e do marido.

Maria Elizabeth dos Santos Dallo, 53 anos, mais conhecida como Beth, é natural de Buriti Bravo (MA), veio para Imperatriz com 11 anos de idade. É dona de casa e casada há 33 anos com Deonir Maurício Dallo com quem constituiu família. Tem 5 filhos Diocley, Diomerson, Clarícia, Eliara e Daniel, e três netas Evelyn, Sofia e Maria Beatriz. 

Uma das características mais marcantes em D. Beth é a solidariedade, ela é conhecida na Paróquia de Santo Antônio (Nova Imperatriz) como uma pessoa serena e carismática, que sempre procura ajudar doando parte de seu tempo para o bem do próximo.

Atua como Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança no Setor Imperatriz, que compreende 12 municípios vizinhos. A pastoral orienta e acompanha gestantes e crianças de 0 a 6 anos com ações básicas de educação, nutrição e cidadania, principalmente nas áreas mais carentes.

Participa dos movimentos da Igreja Católica desde 1982. Já foi coordenadora Diocesana da Liturgia, Coordenadora Diocesana do Conselho de Leigos e participou do movimento de casais (ECVC) por 12 anos. Atualmente participa do Centro de Estudos Bíblicos de Imperatriz (CEBI), é conselheira suplente no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e concludente do Curso de Teologia na FEST. 

Dona Beth e Dona Nega são exemplos de mulheres simples que se preocupam com o bem estar de seus familiares e de outras pessoas, contribuindo sempre na transformação da realidade ao redor delas com atitudes de coragem e determinação.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!